Artigos
Mancha-de-Phoma: Um grande problema nos cafezais.
Inverno Úmido, um alerta para Phoma.
A Mancha-de-Phoma é uma doença causada pelo fungo do gênero Phoma, que pode ocorrer no cafeeiro desde a fase de mudas até na fase adulta do café, os sintomas são bem característicos, causando danos em folhas, flores, frutos e ramos do cafeeiro, o que reflete diretamente na produção.
A maior incidência da Mancha-de-Phoma do cafeeiro ocorre no período mais frio, associado a ferimentos, seja por colheita, insetos, atrito de folhas em função de ventos acentuados ou outras fontes de danos. Dessa forma umidade elevada e baixas temperaturas favorecem o desenvolvimento da doença.
Os sintomas mais comuns :
Nas folhas: Geralmente ataca folhas mais novas, observa-se manchas escuras e irregulares ,que se expandem e tomam as folhas, encurvando-as e causando desfolha.
Nos ramos: Com a queda das folhas a doença penetra nos ramos ,o ramo atacado torna-se totalmente seco. Outro sintoma do ataque de Phoma na planta é o superbrotamento, devido a morte das extremidades dos ramos, o que gera uma grande quantidade de ramos laterais.
Nas flores: O ataque da doença também pode levar a queda de botões florais ,flores e chumbinhos. Assim os frutos não vingam e a produtividade ficam comprometida.
Nos frutos: Podem ser atacados em qualquer fase de desenvolvimento. Os frutos tornam-se negros e mumificados, em frutos já formados aparecem pontuações negras ,além de lesões, um menor número de frutos comprometendo a produção.
A Mancha-da-Phoma é uma das principais doenças da cultura do café. Se não tratada corretamente, os danos podem podem ser expressivos e ocasionar perdas de 60% da produção.
O controle da doença antes de tudo deve ser preventivo.
Adubações equilibradas evitam o desequilíbrio nutricional da planta, desfavorecendo a incidência da doença.
O controle químico é outra medida de controle da doença, o qual também deve ser realizado de maneira preventiva. As aplicações de fungicidas específicos devem ser iniciadas no começo do período favorável á doença.
Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?
Entre em contato com nosso consultores.